O novo conselho

Hoje dia 27 de agosto, pela manhã, durante a terceira sessão da Conferência de São Francisco continuaram as discussões sobre a criação do Conselho de Segurança. O assunto no momento era se realmente deveria haver membros permanentes, quantos seriam, e quais países teriam esse poder? A pauta estava propondo, diferentemente da história, quatro ao invés dos conhecidos cinco membros permanentes do conselho, Estados Unidos, Rússia (antiga URSS) China, Reino Unido e França. As representações por esta citadas continham os mesmos membros do conselho conhecido, apesar de excluir a França.
Logicamente a França e alguns países da América latina lutam veem
entemente contra essa medida, com argumentos de que a União das repúblicas Socialistas Soviéticas teria sido expulsa também da liga das nações por infantilidades militares, como a invasão prévia à Nicarágua .
Mais tarde na mesma sessão o delegado da frança conseguiu com muito esforço a inclusão nessa lista seleta de membros permanentes do futuro conselho de segurança. E ansiosos pela quarta sessão todos os delegados voltaram à faminta realidade do século XXI para almoçar.




Nenhum comentário: