Polêmica no CS

A terceira sessão da SIMA começa. As representantes da França apresentaram um vídeo de Muamar Kadafi onde o mesmo diz querer matar todos os protestantes. Em contrapartida, o representante da China fala que o vídeo apresentado, retrata um Heroi que lidera o povo e persegue somente milicianos, "que não devem ser considerados cidadãos em nenhum lugar do mundo". Ainda afirma que morreria pelo povo por quem tanto lutou.
Os representantes líbios se prenunciaram com o seguinte dizer: " cívil mostra a cara, terrorista não" referindo-se aos milicianos que estão em seu país. A representante da Africa do Sul fez um discurso contra o governador líbio e foi extremamente aplaudida: " Não podemos dar vivas a um genocida que recorre a mercenários para massacrar o próprio povo, porque dentro, o seu povo o odeia por 42 anos de brutal tirania. Um ladrão com fortuna verdadeiramente pornográfica de 20.000 milhões de euros espalhados por cerca de 40 países provenientes da receita do petróleo."
Ao final da sessão os representantes líbios colaram cartazes, com os mesmos dizeres da placa, que já havia sido apresentada, gerando polêmica no comitê. Quando lhes foi solicitada a retirada dos mesmos, eles os colaram em suas roupas. Continuando com as discussões, iniciaram um debate não-moderado nos minutos restantes. Terminou assim a segunda sessão do dia 27.

Nenhum comentário: